Na mídia

Quando posso fugir da dieta?

31 jan 2022
Sabemos que a alimentação é importantíssima para o rendimento do atleta tanto na corrida como para ter uma vida saudável. Mas será que fugir da dieta às vezes faz bem? Segundo a nutricionista Fabiana Honda, é […]

Sabemos que a alimentação é importantíssima para o rendimento do atleta tanto na corrida como para ter uma vida saudável. Mas será que fugir da dieta às vezes faz bem? Segundo a nutricionista Fabiana Honda, é possível colocar na sua dieta o junk food e, mesmo assim, conseguir bons resultados (com equilíbrio, claro).

Em geral, a pessoa deve seguir uma alimentação mais regrada 80% do tempo e, nos outros 20%, pode ficar mais livre. Ou seja, é possível comer comidas consideradas um pouco mais gordurosas, como pizza, coxinha, feijoada, mas desde que a quantidade e a frequência não sejam altas.

É importante não se prender às calorias que cada alimento possui, pois temos alimentos saudáveis que são calóricos e outros que não trazem benefícios à saúde e que apresentam menos calorias.

O ideal é escolher nos dias de semana (quando a dieta é mais regrada) alimentos mais naturais, livre de aditivos e menos elaboradoras e ricos em gorduras. O melhor é deixar para consumir os alimentos que estão fora da dieta habitual, em situações em que já saímos da rotina, como em festas, restaurantes e eventos sociais. Além disso, é importante variar um pouco a dieta, pois não é recomendado comer sempre a mesma coisa.

Mas não vale “chutar o balde” de uma vez. O tal “dia do lixo” não é recomendado. O ideal é incluir o trash em dias diferentes. Por exemplo: em um restaurante, se já estiver pensando na sobremesa, tente evitar bebidas alcoólicas ou pratos com muita fritura. Ou, se for pedir um prato elaborado, troque o couvert por uma salada de entrada… e assim por diante.

Saiba que o verdadeiro inimigo da dieta são os excessos. Por isso, tente evitar consumir muito bebidas alcoólicas, frituras, alimentos ricos em farinha branca, açúcar refinado, processados ricos em aditivos, gorduras trans, conservantes e xarope de glicose, entre outros.

(Fonte: Fabiana Honda, nutricionista da Patrícia Bertolucci Consultoria)

Veja a matéria no site: https://www.ativo.com/nutricao/quando-posso-fugir-da-dieta/

Últimas publicações

Exercício ou Dieta?

14 abr 2022
Em qual das duas estratégias compensa mais apostar se a ideia é emagrecer e se cuidar neste novo normal? Para chegar ao veredicto, investigamos como o corpo reage em ambos os cenários Conta-se por aí que […]
< saiba mais >

A Importância da Alimentação, Aumento da Imunidade e a COVID-19

14 abr 2022
Um alimento não vai evitar que você pegue uma doença, mas um estilo de vida saudável pode ser determinante na sua evolução. Para muita gente tem sido difícil manter uma alimentação adequada nessa pandemia. Muitas pessoas […]
< saiba mais >

Saiba como turbinar a dieta das crianças com dez alimentos saudáveis

14 abr 2022
Com um pouco de conhecimento sobre alguns alimentos, e sobre maneiras de incorporá-los no dia a dia, é possível tornar as refeições das crianças mais saudáveis. Confira a seguir 14 dicas dicas | Consultoria: Fernanda Scheer, […]
< saiba mais >
phone-handsetmap-marker