O grupo das frutas vermelhas é representado pelas amoras vermelhas e pretas, framboesas, groselha, mirtilo (blueberry) e morango. Estas frutas apresentam pigmentação vermelha ou arroxeada, que são responsáveis por suas incríveis propriedades antioxidantes. Estes componentes, além […]
O grupo das frutas vermelhas é representado pelas amoras vermelhas e pretas, framboesas, groselha, mirtilo (blueberry) e morango.
Estas frutas apresentam pigmentação vermelha ou arroxeada, que são responsáveis por suas incríveis propriedades antioxidantes. Estes componentes, além de ajudarem na prevenção de problemas cardiovasculares, agem contra o envelhecimento e melhoram o sistema imunológico. Componentes das frutas vermelhas e sua função:
ÁCIDO ELÁGICO: presente na amora, framboesa e no morango. Evita o envelhecimento precoce das células, apresenta propriedades antioxidantes e previne a formação de tumores, especialmente de esôfago e intestino.
ANTOCIANINA: presente na amora, framboesa e morango. Protege a parede dos vasos sanguíneos, prevenindo a formação de placas de aterosclerose. Ainda ajudam a estabilizar as proteínas do colágeno. Tem como propriedade a regeneração dos tecidos, atividade circulatória, antiinflamatório, reduz o colesterol e tem excelente atividade antioxidante. Trabalhos científicos recentes relacionam que a ingestão regular deste pigmento inserido em uma dieta balanceada pode prevenir alguns tipos de câncer. FISETINA: presente no morango. Esta substância induz a diferenciação, ou amadurecimento, de células do sistema nervoso. O processo de maturação desencadeado pela fisetina é importante na formação da memória, um processo chamado de "potencialização de longo prazo", ou PLP. A PLP permite que memórias sejam armazenadas no cérebro, ao estabelecer conexões mais fortes entre os neurônios. QUERCITINAS: presente na amora. Importante papel anti-inflamatório, anti-histamínico, prevenção de doenças cardiovasculares, potente anti cancerígeno e ação antiviral. Auxilia no diabetes, porque converte a glicose em sorbitol, composto ligado inclusive a lesões oftálmicas como catarata. Tem a propriedade de inibir danos as estruturas neurovasculares da pele e em neurônios.
RUTINAS: Amora e cereja. Também conhecida como vitamina P. Evita que a vitamina C seja destruída pela oxidação. Fortalece as paredes dos vasos capilares, evitando as equimoses. Aumenta a resistência às infecções.
Além das propriedades antioxidantes, estas frutas são excelentes fontes de nutrientes. São ricas em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C.
Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares – carboidratos não digeríveis e assim resistentes à ação de enzimas, que exercem um efeito osmótico no trato gastrointestinal, contribuem com a consistência normal das fezes e […]
Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. É um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser […]
O gengibre é muito conhecido como parte integrante de diversos pratos, salgados e doces, sendo encontrado em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em […]