Blog

Caqui

20 abr 2022
O caqui é originário da China, mas devido ao clima tropical do Brasil se deu muito bem e é produzido praticamente em todo país, porém o Estado de São Paulo possui 60% da produção nacional. Além […]

O caqui é originário da China, mas devido ao clima tropical do Brasil se deu muito bem e é produzido praticamente em todo país, porém o Estado de São Paulo possui 60% da produção nacional. Além de um sabor refrescante e adocicado, o caqui é rico em fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

As fibras presentes no caqui são as solúveis, estas auxiliam no controle dos níveis de colesterol, uma vez que as fibras se ligam aos ácidos biliares eliminando-os nas fezes, e para a produção de mais ácidos biliares o organismo precisa recrutar mais colesterol, diminuindo assim os níveis desta gordura no sangue. Além disso, as fibras solúveis são responsáveis por retardar o esvaziamento do estômago, fazendo você se sentir saciado por muito mais tempo.

O caqui possui betacaroteno, vitamina C e os polifenóis. Esses nutrientes são considerados antioxidantes além de serem importantes para a visão, melhorar a saúde da pele e das unhas e impedir a ação dos radicais livres no corpo, prevenindo o desenvolvimento de aterosclerose e doenças coronarianas.

Atualmente já existe o caqui desidratado no mercado, é uma boa opção para quem não pode levar para o trabalho a fruta in natura e consumir no lanche da tarde por exemplo.

Conheça os tipos de caqui:

  • Taubaté: a principal característica é por ser um caqui “mole”, o mais consumido aqui no Brasil, possui cor bem avermelhada. É mais frágil por isso deve ser consumido rapidamente e seu armazenamento deve ser feito com cuidado para que não sejam amassados. Esses caquis devem ser consumidos maduros, pois possuem taninos substancia que faz “amarrar” a boca.
  • Fuyu: possui a polpa mais firme, está sendo bem consumido aqui no Brasil e colocado em saladas principalmente. Este caqui é bem doce e duram mais que os caquis taninosos.
  • Rama forte: possui consistência mais “mole” e é do grupo dos caquis variáveis, tanto podem “amarrar” a boca quanto possuir cor mais amarelada ou alaranjada.
  • Chocolate: quando cortado possui riscas cor de chocolate no seu interior. Não é tão doce e é mais “duro” que os demais.

Valor Nutricional – Caqui chocolate in natura

 100 gPorção 1 unidade (113 g)
Calorias71,0 kcal80,23 kcal
Proteínas0,4 g0,45 g
Carboidratos19,3 g21,1 g
Gorduras0,1 g0,1 g

Últimas publicações

Pré e Probióticos

26 abr 2022
Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares – carboidratos não digeríveis e assim resistentes à ação de enzimas, que exercem um efeito osmótico no trato gastrointestinal, contribuem com a consistência normal das fezes e […]
< saiba mais >

Quinua

25 abr 2022
Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. É um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser […]
< saiba mais >

Gengibre

25 abr 2022
O gengibre é muito conhecido como parte integrante de diversos pratos, salgados e doces, sendo encontrado em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em […]
< saiba mais >
phone-handsetmap-marker