Blog

Banana verde

20 abr 2022
A banana é um dos frutos mais consumidos no mundo e aqui no Brasil temos uma vasta produção. Estudos apontam que conforme a banana amadurece seus nutrientes vão ficando em menores concentrações, por isso decidiu-se estudar […]

A banana é um dos frutos mais consumidos no mundo e aqui no Brasil temos uma vasta produção.

Estudos apontam que conforme a banana amadurece seus nutrientes vão ficando em menores concentrações, por isso decidiu-se estudar o consumo e as propriedades da banana verde. A banana verde quando cozida apresenta altos teores de amido resistente, este age como as fibras, não é digerido e nem absorvido pelo organismo, sendo fermentado no intestino pelas bactérias benéficas servindo como fonte de energia para elas. Além disso, este amido auxilia na integridade da mucosa intestinal impedindo o aparecimento de doenças e o desenvolvimento de bactérias patogênicas. Outro resultado interessante é que a banana verde pode ser uma opção para os diabéticos, uma vez que possui baixo índice glicêmico, ou seja, quando consumida não causa pico na glicemia, liberando lentamente a glicose no sangue.


Pesquisas revelam que a banana verde pode auxiliar na prevenção de algumas patologias como câncer coloretal, uma vez que o consumo de banana verde aumenta a funcionalidade intestinal diminuindo a exposição às substâncias tóxicas, pelo efeito do amido resistente que aumenta o bolo fecal aumentando o transito intestinal. Além disso, algumas pesquisas mostram que a farinha de banana verde pode auxiliar no tratamento de diarréia, dispepsias e úlceras pépticas, diminuindo o tempo de internação e complicações decorrentes da doença.


A melhor maneira de se obter os nutrientes necessários da banana verde é através da fabricação da farinha ou da polpa de banana verde. As farinhas são obtidas pelo processo de secagem natural ou artificial das bananas verdes que depois são trituradas. Já a polpa de banana verde é obtida pelo cozimento da banana, conhecida como biomassa de banana verde. Ambas podem ser utilizadas em preparações, como bolos, biscoitos, sucos entre outros, com os mesmos resultados nutritivos.


A utilização e substituição do consumo de farinha branca por farinha de banana verde pode auxiliar no controle de peso, uma vez que esta farinha também é responsável por aumentar a saciedade, os estudos obtiveram maiores resultados quando a farinha de banana verde foi consumida no período da tarde ou à noite.


Aqui temos uma deliciosa receita de bolo que leva farinha de banana verde:

BOLO DE BANANA VERDE
Rendimento: 10 fatias
Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de óleo de coco
  • 3 ovos
  • ½ xícara (chá) de açúcar orgânico ou demerara
  • 1 xícara (chá) de farinha de banana verde
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
No liquidificador bata o óleo e os ovos. Misture o açúcar e a farinha e junte a mistura do liquidificador mexendo com uma espátula. Agregue delicadamente o fermento em pó e despeje em uma forma redonda untada e enfarinhada. Asse em forno médio, pré aquecido por 30 minutos ou ate que enfiando um palito, este saia limpo.
Dica: Se desejar e optar por outra farinha sem glúten, adicione 1 xicara (chá) de biomassa de banana verde amolecida; dessa forma o bolo ficará úmido e mais saboroso.

Últimas publicações

Pré e Probióticos

26 abr 2022
Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares – carboidratos não digeríveis e assim resistentes à ação de enzimas, que exercem um efeito osmótico no trato gastrointestinal, contribuem com a consistência normal das fezes e […]
< saiba mais >

Quinua

25 abr 2022
Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. É um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser […]
< saiba mais >

Gengibre

25 abr 2022
O gengibre é muito conhecido como parte integrante de diversos pratos, salgados e doces, sendo encontrado em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em […]
< saiba mais >
phone-handsetmap-marker