Blog

Amaranto

20 abr 2022
Esta planta é originária dos Andes e já era cultivada pela civilização Inca e Asteca há mais de 2000 anos. O amaranto é considerado um cereal rico em nutrientes, apresenta alto teor de amido (64,8%) podendo […]

Esta planta é originária dos Andes e já era cultivada pela civilização Inca e Asteca há mais de 2000 anos. O amaranto é considerado um cereal rico em nutrientes, apresenta alto teor de amido (64,8%) podendo ser consumido como fonte de carboidrato assim como outros alimentos trigo, milho e arroz. O amaranto possui de 12 a 17% de proteínas, tem um perfil de aminoácidos balanceado e é rico no aminoácido lisina.

Os grãos são ricos em fibras e possuem gorduras saudáveis (insaturadas) como o ácido linoléico, que é tido como uma gordura saudável uma vez que seu consumo está relacionado a menores taxas de doenças cardíacas.

O amaranto apresenta ainda tocoferóis, oxidantes semelhantes a vitamina E, importantes na prevenção do envelhecimento precoce e da morte celular, uma vez que este composto inibe a ação de radicais livres. Além disso, contém mais cálcio, ferro e fósforo do que os cereais comuns (centeio, arroz, trigo e etc.) e apresenta quantidade pequena de fitatos e oxalatos (fatores antinutricionais que inibem a absorção de nutrientes).

Este cereal é isento de glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada), podendo ser uma ótima opção para indivíduos celíacos (possuem alergia ao glúten). A farinha de amaranto possui alto valor nutritivo de proteínas e faz com que o grão de amaranto seja aplicável, tanto na fortificação de farinhas de trigo, milho e tubérculos, como na elaboração de produtos isentos de glúten como bolos, tortas e pães.

Assim como a quinoa, a farinha integral de amaranto apresenta um alto valor calórico (413,8kcal/100g), este é mais alto do que outros cereais conhecidos, porém não devemos olhar somente as calorias oferecidas e sim a qualidade da farinha. Outra propriedade importante, que distingue a farinha de amaranto da de outros grãos é a de não perder a sua característica de alto teor protéico e perfil aminoacídico de alta qualidade após o refino, fenômeno de comum ocorrência com os outros cereais.

Estudos relataram que o amaranto produz efeitos benéficos na redução dos níveis de lípidios séricos através da inibição da HMG-CoA redutase, enzima presente no fígado que regula a biossíntese de colesterol.

Ainda precisamos difundir as propriedades do amaranto no Brasil, afinal é um alimento nutricionalmente balanceado fornecendo os principais nutrientes ao corpo. O amaranto pode ser consumido tanto como grão inteiro, como farinha integral, ou em combinação com outros cereais ou tubérculos.

Se você é nosso cliente, entre na área logada para ter acesso a uma deliciosa receita de Tabule de amaranto.

Valor Nutricional – Amaranto em grãos

 100 gPorção 1 xícara (chá) (90 g)
Calorias373,3 kcal336,0 kcal
Proteínas13,5 g12,2 g
Carboidratos64,4 g58,0 g
Gorduras6,8 g6,1 g

Últimas publicações

Pré e Probióticos

26 abr 2022
Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares – carboidratos não digeríveis e assim resistentes à ação de enzimas, que exercem um efeito osmótico no trato gastrointestinal, contribuem com a consistência normal das fezes e […]
< saiba mais >

Quinua

25 abr 2022
Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. É um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser […]
< saiba mais >

Gengibre

25 abr 2022
O gengibre é muito conhecido como parte integrante de diversos pratos, salgados e doces, sendo encontrado em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em […]
< saiba mais >
phone-handsetmap-marker