Alimentos que Protegem Contra Gripes e Resfriados
O estado nutricional pode modular as funções do sistema imune e uma má nutrição é a causa principal de imunodeficiência no mundo. Nessa época do ano, devemos priorizar o consumo de alimentos fontes de vitaminas e minerais, uma vez que estes, quando em quantidades adequadas, auxiliam o sistema imunológico, prevenindo infecções e viroses comuns em temperaturas baixas. Não deixe faltar na dieta: vitamina C, vitamina E, vitamina D, vitamina B9, vitamina A, zinco e selênio.
A vitamina C estimula tanto a produção como a função de células do sistema imune, os leucócitos. Ao atacar um patógeno, os leucócitos liberam toxinas que são radicais livres, elas matam o micro-organismo invasor, mas podem danificar o próprio leucócito, que precisa de vitamina C para se proteger. Ela está presente em alimento como: acerola, caju, laranja, morango e tomate.
A vitamina E pode ser encontrada no azeite, cereais integrais, gérmen de trigo, nozes e açaí. Ela é um potente antioxidante e ainda modula as funções imunes. Quando há uma deficiência de vitamina E no organismo, os parâmetros do sistema imune tendem a cair. Além disso, em idosos é comum haver uma queda da imunidade celular, que pode ser melhorada com uma maior ingestão de vitamina E.
A vitamina D é conhecida como um potente modulador do sistema imune. Os receptores de vitamina D são expressos em células do sistema imune como monócitos, macrófagos, células dendríticas e células T ativadas. A vitamina D também regula uma proteína antimicrobiana, que mata diretamente bactérias patogênicas. A vitamina D pode ser produzida na nossa pele através da exposição ao sol. As fontes alimentares são salmão, sardinha, gema de ovo e alimentos fortificados.
Veja a matéria completa no site: http://benvenutri.blogspot.com/2015/08/alimentos-que-protegem-contra-gripes-e.html