O grupo das sementes oleaginosas é representado pelas nozes, castanha de caju, castanha do Pará, castanha portuguesa, amêndoas, macadâmia, pisatache, entre outros. Embriões de várias árvores, arbustos e outras plantas, as sementes oleaginosas são envolvidas com […]
O grupo das sementes oleaginosas é representado pelas nozes, castanha de caju, castanha do Pará, castanha portuguesa, amêndoas, macadâmia, pisatache, entre outros.
Embriões de várias árvores, arbustos e outras plantas, as sementes oleaginosas são envolvidas com todos os nutrientes necessários para desenvolverem uma planta totalmente nova.
As oleaginosas são as fontes mais ricas de vitamina E, essencial para a formação de glóbulos vermelhos e de tecido muscular, além de ser um potente antioxidante que pode proteger contra doenças do coração.
São ricas em vitamina C e potássio, além de proteínas. A grande maioria é boa fonte de minerais, inclusive cálcio, ferro, magnésio e zinco. Algumas são ricas em folato, niacina e outras vitaminas do complexo B, além de fibras.
As sementes oleaginosas são ricas em gorduras mono ou poliinsaturados. Sendo assim, não obstruem os vasos sanguíneos com placas de gordura.
As sementes oleaginosas devem ser adquiridas sempre que possível com as cascas, principalmente as nozes, para evitar a aceleração do processo de oxidação. Além disso, deve-se escolher lojas ou supermercados que a rotatividade de clientes seja alta para evitar a compra de produtos envelhecidos.
Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares – carboidratos não digeríveis e assim resistentes à ação de enzimas, que exercem um efeito osmótico no trato gastrointestinal, contribuem com a consistência normal das fezes e […]
Para os incas, uma planta sagrada. Para o homem moderno, uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. É um vegetal cultivado nas regiões andinas há pelos menos 5 mil anos, e que continua a ser […]
O gengibre é muito conhecido como parte integrante de diversos pratos, salgados e doces, sendo encontrado em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em […]