Como deixar o arroz mais nutritivo
Todo mundo sabe que o tradicional arroz branco faz a cabeça e o prato dos brasileiros, mas que tal dar uma renovada nas receitas de casa e partir para um arroz mais elaborado, nutritivo e saboroso? Comece variando nos tipos de arroz, substitua o arroz branco por arroz integral, arroz cateto, 7 grãos, arroz selvagem e outros, pois esses contém mais fibras e vitaminas do complexo B.
ARROZ COM LEGUMES
Uma variação simples que pode ser feita com cenoura, vagem e ervilha. Após refogar o arroz, junte os legumes e coloque a água. Os legumes darão ao seu arroz um alto valor de vitaminas e minerais.
ARROZ COM AÇAFRÃO
Rico em carotenóides o açafrão (antioxidante e antiinflamatório) é um tempero especial para o arroz dando uma coloração amarela e você ainda pode colocar salsinha depois de pronto para decorar.
ARROZ COM ERVAS
Adicionar alecrim, manjericão, salsinha, tomilho (propriedades antimicrobianas) dão um toque especial ao arroz deixando-o colorido e com perfume.
ARROZ COM NOZES
As nozes são ricas em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas (auxiliam na proteção cardiovascular) além de ter vitaminas e minerais, conferindo sabor e perfume ao arroz.
ARROZ COM LENTILHA
A lentilha é rica em proteínas e ferro. Esta preparação é muito conhecida como Mijadra, uma preparação feita de arroz, lentilha, canela e cravo. A canela e o cravo tem propriedades digestivas e antissépticas.
ARROZ COM BRÓCOLIS
O brócolis é um vegetal crucífero e contem uma substância denominada flavonóide possuindo atividades preventivas contra câncer, doenças coronarianas e atuando como antioxidante.
ARROZ COM UVAS PASSAS
As uvas passas concentram muito mais os nutrientes, o sabor e o aroma da uva por sofrerem o processo de desidratação. Misture nos arroz depois de pronto as uvas passas pretas e brancas.
ARROZ COM GENGIBRE
O gengibre ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de ter propriedades antioxidantes e antissépticas. Misture o gengibre ralado na água de cozimento do arroz.
ARROZ COM COGUMELO
Champignon ou cogumelo de paris é muito consumido aqui no Brasil, tem poucas calorias e provoca saciedade por ser rico em fibras. Além disso, contem minerais (iodo, cálcio e potássio) e vitaminas do complexo B indispensáveis para o funcionamento do organismo.