Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Alimentos e Nutrientes

Linhaça

A semente de linhaça é uma oleaginosa e apresenta duas variedades mais conhecidas: a marrom e a dourada.

Além ser a maior fonte vegetal de ômega-3, a semente de linhaça também é rica em fibras solúveis e insolúveis e lignanas. Esta composição confere à linhaça as propriedades funcionais de atuar na regulação do sistema imunológico, ação anticancerígena e antioxidante, melhora do funcionamento digestivo, do controle da glicemia e da redução de problemas cardiovasculares.

A composição de aminoácidos encontrada na proteína da linhaça é similar ao da proteína de soja, que é vista como uma das mais nutritivas proteínas vegetais. O alimento também apresenta teor elevado em potássio, sendo cerca de sete vezes maior que o da banana. A vitamina E está presente na linhaça como ?-tocoferol, atuando como um antioxidante biológico, além de outras vitaminas como A, B, D e K. A linhaça dourada apresenta índices de lignana superiores aos da linhaça marrom, pois na linhaça marrom a lignana apresenta-se endurecida e fundida na casca. Isto porque ela se adaptou ao clima mais quente, sendo seu processo de amadurecimento e sua formação estrutural diferentes: sua casca seria mais dura para permitir uma menor perda de água para o meio ambiente, o que provocaria uma menor biodisponibilidade de lignana. A linhaça dourada possui uma casca menos densa, o que favorece o aproveitamento da lignana que, além de anticancerígena, é potente antioxidante. A lignana é um fitoesteróide, semelhante ao estrógeno, por isso é importante para amenizar os efeitos da menopausa, quando caem os níveis de estrógeno e essa queda é associada aos seus sintomas. Além disso, por ser semelhante ao estrógeno, a lignana liga-se aos receptores de estrógeno protegendo contra o câncer de mama.

Na hora de comprar, dê preferência à semente de linhaça dourada. Em caso de intestino preso, também se pode usar o óleo de linhaça.

O armazenamento da semente deve ser feito em local fresco e seco. Prefira triturar imediatamente antes do consumo. No caso de armazenar já triturada, guarde em geladeira e ao abrigo de luz para evitar a oxidação das gorduras.

 

Valor Nutricional – Semente de linhaça

 

100 g

Porção 1 colher (sopa) (10 g)

Calorias

400,0 kcal

40,0 kcal

Proteínas

20,0 g

2,0 g

Carboidratos

10,0 g

1,0 g

Gorduras

35,0 g

3,5 g

 

 
 

Lucuma

 
 

A fruta peruana com o poder de adoçar

Mais
 

Goji berry

 
 

O fruto antioxidante.

Mais
 

Como escolher o azeite

 
 

Conheça os diferentes tipos de azeite e as vantagens de cada um.

Mais