Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Beleza e bem estar

Celulite

A celulite é causada pelo acúmulo de água e substâncias residuais tóxicas em protuberâncias abaixo da pele devido a uma dieta desequilibrada, rica em alimentos refinados e processados.

É importante ressaltar que o fígado representa um papel vital em todo o processo metabólico. Além de produzir proteínas e estimular a coagulação sanguínea ele ainda desintoxica algumas substâncias que entram na corrente sanguínea, sendo essa função antitóxica eminentemente decisiva. Quando o fígado está trabalhando bem, ele neutraliza facilmente os produtos tóxicos do organismo, sendo esses eliminados através da urina e fezes. No entanto, quando o fígado esta com seu funcionamento alterado, no caso de uma sobrecarga de produtos tóxicos ou se existe deficiência de vitaminas e minerais, essa capacidade é reduzida e os produtos tóxicos em excesso, podem se acumular nas protuberâncias abaixo da pele, formando a celulite.

Pessoas que querem diminuir ou prevenir as celulites devem fazer uma dieta desintoxicante, rica em frutas frescas, verduras e legumes; e devem deixar de tomar chá preto, mate, café, álcool e alimentos enlatados, que contém muitos conservantes.

Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyu e inglês. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumida com moderação.

Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e consequentemente aumento de peso, extremamente relacionado com a potencialização da celulite.

Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas e minerais são bem vindos, pois controlam a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.
Beber no mínimo dois litros de água por dia hidrata o corpo, ajuda na eliminação de toxinas pelos rins, e auxilia no tratamento da celulite. No entanto, deve-se evitar consumir líquido junto com as refeições para não atrapalhar sua digestão, por diluição do suco gástrico.

No tratamento da celulite, além de uma dieta equilibrada, devem-se praticar exercícios físicos regularmente.

 
 

Bronzeamento

 
 

Além da cenoura, muitos alimentos são importantes para melhorar o bronzeado. Alguns estudos trazem que o consumo adequado de vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, é importante, uma vez que fixa por mais tempo o bronzeado na pele. Saiba mais sobre os nutrientes envolvidos na saúde da pele.

Mais
 

Longevidade e saúde

 
 

O envelhecimento, apesar de ser um processo natural, submete nosso organismo a alterações anatômicas e funcionais, afetando diretamente nossa saúde. Saiba como ter uma alimentação correta para uma melhor qualidade de vida.

Mais
 

TPM

 
 

A TPM ou também chamada de desordem disfórica pré-menstrual atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto apenas 8% têm sintomas muito intensos.

Mais