Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Beleza e bem estar

Bronzeamento

 A coloração da pele é determinada por uma série de pigmentos que interagem com a luz incidente, além de sofrer alterações por vários fatores modificadores, o beta caroteno (pró vitamina A) é um fator que auxilia no bronzeamento da pele. Por isso sucos com frutas e vegetais ricos em carotenóides (manga, mamão, laranja, damasco, cenoura, beterraba) auxiliam a pele no bronzeamento.


Alguns estudos trazem que o consumo adequado de vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, é importante, uma vez que fixa por mais tempo o bronzeado na pele, por isso a importância de se consumir alimentos como feijões, vegetais verdes escuros (podem ser adicionados aos sucos de frutas – couve, agrião, hortelã), aspargos, soja, entre outros.
Já outras pesquisas têm mostrado a relação de um neurohormônio, a melatonina, com a proteção contra os raios UVB, uma vez que a melatonina auxilia no combate ao dano oxidativo causado pelos radicais livres induzidos pela exposição ao sol. Para a biossintese da melatonina é preciso a captação de aminoácidos triptofano, por isso alimentos ricos em triptofano como banana, nozes, leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha, o leite e carnes magras devem ser consumidos por quem deseja se proteger dos raios ultravioletas e conseguir um bronzeado saudável.


Outro nutriente que está sendo relacionado com fator fotoprotetor contra os raios UVB é o ômega 3, além disso, este tipo de óleo está relacionado a inativação da proteína C quinase, diminuindo assim a produção de fatores responsáveis pela lesão cutânea, impedindo a descamação da pele. O Omega 3 está presente na alimentação adicionando semente de linhaça aos sucos naturais ou consumindo peixes (atum, salmão, sardinha) de 2 a 3 vezes na semana.


O consumo de alimentos ricos em vitaminas C e E (laranja, acerola, morango, couve, nozes, amêndoas) também podem auxiliar, pois são antioxidantes, impedem a ação dos radicais livres, e também são fatores fotoprotetores, protegem a pele dos danos do UVB.

Dica de suco para o verão: bata no liquidificador suco de 2 laranjas espremidas, meio pepino ralado, meia cenoura ou beterraba ralada, meia maçã sem casca e sem sementes, 1 colher (sopa) de semente de linhaça e 1 folha de couve.

 
 

Bronzeamento

 
 

Além da cenoura, muitos alimentos são importantes para melhorar o bronzeado. Alguns estudos trazem que o consumo adequado de vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico, é importante, uma vez que fixa por mais tempo o bronzeado na pele. Saiba mais sobre os nutrientes envolvidos na saúde da pele.

Mais
 

Longevidade e saúde

 
 

O envelhecimento, apesar de ser um processo natural, submete nosso organismo a alterações anatômicas e funcionais, afetando diretamente nossa saúde. Saiba como ter uma alimentação correta para uma melhor qualidade de vida.

Mais
 

TPM

 
 

A TPM ou também chamada de desordem disfórica pré-menstrual atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto apenas 8% têm sintomas muito intensos.

Mais