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Fases da vida

Dicas de alimentação saudável para criança

Com a correria do dia a dia muitas vezes não temos mais tempo de ir para cozinha e preparar um almoço elaborado para os nossos filhos. No entanto, oferecer alimentos saudáveis é indispensável para o bom desenvolvimento das crianças, e isso não significa passar o dia cozinhando. Para mudar o cardápio e deixar de lado o hambúrguer, o macarrão instantâneo e o frango empanado, vamos dar algumas dicas de como preparar uma comida rápida, prática e saudável para as crianças. Cores, texturas e uma boa apresentação são indispensáveis para que a criança se alimente bem.

 

  • Faça uma salada decorada como um rosto. Coloque uma salada de folhas verdes no centro do prato formando um círculo, adicione 2 tomates cerejas como se fossem 2 olhos, beterraba ralada formando uma boca e cenoura ralada com se fosse um cabelo. Tempere com azeite e sal.
  • Como prato principal, faça um frango com legumes, refogue o frango no azeite e coloque cenoura baby, ervilhas e vagem picada.
  • Ou experimente fazer uma omelete colorida, bata os ovos e misture 1 lata de seleta de legumes e 1 tomate picado, tempere com sal e frite a omelete no azeite.
  • A porção de carboidrato pode ser uma batata, afinal crianças adoram batatas! Lave bem em água corrente, coloque em uma assadeira as batatas com casca, só corte no meio no sentido do comprimento, leve para assar. Quando tiver assada, retire a casca e faça um refogado com azeite, cebola e temperos de ervas que agradem o paladar de seu filho.
  • Se não quiser servir batata, faça um arroz integral. Para incrementar o arroz, coloque legumes bem picadinhos ou misture com lentilha já cozida. É bem nutritivo e saboroso.
  • Procure deixar potinhos congelados com porções individuais de carne moída, legumes pré cozidos no vapor, arroz integral, assim em eventualidades você terá uma refeição saudável já pronta para o seu filho.
  • Na hora do lanche é importante variar. Uma sugestão é preparar um suco de fruta natural e um sanduiche com recheio de queijo branco ou peito de peru ou patê de frango ou de atum com algum legume ralado ou folha. Peça para ele te ajudar a escolher as frutas para o suco e o legume para o sanduíche.
  • Você pode deixar algumas frutas picadas em potinhos separados dentro da geladeira para a hora do lanche.
  • Crianças adoram bolos, que tal fazer um bolo com aveia ou farinha integral? Assim o bolo vira uma fonte de fibras, auxiliando no transito intestinal.
  • E na hora da sede, que tal oferecer uma água de coco ou água natural? Nada de oferecer refrigerantes ou sucos industrializados ricos em açúcar o dia todo.
  • Quando for introduzir algum alimento novo para a criança não esconda no meio de alguma preparação, mostre o que é, deixe-a experimentar e dizer se gostou ou não, caso haja a recusa do alimento não insista, apresente-o novamente em outro dia preparado de uma forma diferente.
  • As guloseimas devem ser deixadas em armários mais altos, longe do acesso das crianças, pois deve ser estimulado o consumo de alimentos mais saudáveis, como as frutas.
  • As guloseimas não precisam ser rigorosamente controladas em dias de festas e passeios, por isso, em casa no dia-a-dia, a alimentação deve ser o mais saudável possível. Assim a criança não terá nenhuma deficiência de nutrientes e poderá crescer e se desenvolver adequadamente.

 
 

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