Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Nutrição e Saúde

Erros comuns que as pessoas cometem quando querem perder peso

1) Cortar o carboidrato da dieta: Apesar de se falar muito da importância do carboidrato na dieta, vira e mexe surgem dietas da moda que cortam esse nutriente. A pessoa pode até perder peso, mas à custa de uma modificação do nosso metabolismo que poderá trazer todos os quilos perdidos de volta quando a pessoa comer carboidrato de novo. As dietas pobres em carboidrato ainda causam dor de cabeça, fraqueza, mau hálito e podem levar a episódios de compulsão alimentar.
2) Trocar todos os alimentos consumidos pelas versões diet e light: Nem sempre essas opções são as mais saudáveis. Muitas vezes o excesso de aditivos artificiais e a falta de nutrientes até prejudica a perda de peso.
3) Ter uma dieta monótona: Muitas vezes quem "entra numa dieta" acaba consumindo os mesmos alimentos todos os dias, como pão integral, peito de peru, queijo minas, salada, frango grelhado e barrinhas. A falta de variedade na alimentação deixa a dieta pobre em nutrientes. Até mesmo os nutrientes necessários para o corpo queimar gordura e desintoxicar.
4) Ficar longos períodos em jejum: Ficar sem comer prejudica nosso metabolismo favorecendo o ganho de gordura, como um mecanismo de defesa do organismo que prefere poupar quando a oferta de alimentos é diminuída. Além disso, quando estamos com muita fome não conseguimos escolher bem os alimentos que vamos consumir na próxima refeição resultando em exageros, principalmente na forma de alimentos ricos em carboidrato refinado.
5) Confundir fome com vontade de comer: Normalmente devemos comer uma quantidade de alimento que nos faça sentir fome 3 a 4 horas depois. Essa fome pode ser saciada com qualquer tipo de alimento, uma fruta, algumas castanhas... Já a vontade de comer pode vir a qualquer horário e sentimos por um alimento específico.
6) Comer rápido e tomar líquido durante as refeições: Isso prejudica nosso mecanismo de saciedade, a digestão e a absorção de nutrientes.

 
 

Alimentação e saúde da tireóide

 
 

A tireoide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que tem como uma das suas principais funções regular o metabolismo. Alguns alimentos podem prejudicar sua função, assim como existem nutrientes que são essenciais para o seu bom funcionamento.

Mais
 

Erros comuns que as pessoas cometem quando querem perder peso

 
 

Hoje em dia há muita informação na mídia com dicas para emagrecimento. Mas será que podemos confiar nelas? Conheça alguns dos erros muito comuns que observamos na dieta de pessoas que querem perder peso.

Mais
 

Saúde do intestino e a prevenção de doenças

 
 

Saiba como o mau funcionamento intestinal está relacionado com a obesidade.

Mais