Sobre Nutrição

Busca


Área restrita do paciente:  

 
E-mail: Senha:  Esqueci minha senha!
 

Nutrição Esportiva

BCAA

Os aminoácidos de cadeia ramificada, popularmente conhecidos como BCAAs, sigla derivada de sua designação em inglês Branched Chain Amino Acids, compreendem 3 aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina, encontrados, sobretudo em fontes protéicas de origem animal e o organismo humano não os produz. Com o esforço intenso, são liberados pelo fígado durante a atividade motora atingindo, sobretudo, a musculatura exercitada, onde são consumidos e participam da conversão do piruvato em alanina, a qual é encaminhada ao fígado para nova formação de piruvato. Esse processo é importante para a produção de energia na ausência de carboidrato.

O consumo de BCAA promove a manutenção da concentração de glutamina pós-exercício que, por sua vez, estaria envolvida na atenuação da imunossupressão observada após o término do exercício.

O recomendável para consumir o BCAA é até 1 hora antes da atividade física e também até 2 horas depois; porém, a dose varia de acordo com a individualidade biológica. Mas não deve ser ingerida com a refeição, pois o BCAA irá concorrer com as outras proteínas presentes nos alimentos, é recomendado um intervalo de 15 a 30 minutos para que possa realizar a sua refeição após a administração de BCAA.

 
 

Importância de conciliar a nutrição com atividade física

 
 

O exercício regular só trará benefícios se houver também uma alimentação equilibrada.

Mais
 

Recuperação pós-treino

 
 

A alimentação após o exercício vai definir a sua performance nas próximas sessões treino. Saiba como se alimentar de forma correta.

Mais
 

Condutas nutricionais para uma prova de IRONMAN

 
 

Dicas de Alimentação e Hidratação

Mais